2007-11-25

Maquete do Município de Araranguá

Maquete de Araranguá.
(Virtual e Física / Real)


A idéia é um pouco audaciosa, mas original e talvez inédita. Surgiu da mistura de duas ações, uma do médico Wladinir Luz Jr ao mostrar-me um filme de computação gráfica que elaborou sobre Araranguá dos anos 60 e a outra do meu projeto paisagístico (quando eu era projetista, no início de 1980) da praça central do município de Praia Grande, mostrando um lago com a formação e contorno do município e uma miniatura dos Aparados da Serra. Ao visualizar a câmera do Wlado passeando sobre a Sete de Setembro mostrando a igreja e casa paroquial com o detalhe cor de rosa e pela praça na década de 60 me ocorreu a idéia de projetar uma miniatura do município de Araranguá numa parte da praça Alcebíades Seara. Como a configuração geográfica do município é retangular, imaginei iniciando ao lado da Banca Tais e atravessando a praça até o outro lado, em frente a Galeria Elias.

A grande sacada é projetar a maquete do município de Araranguá em dois planos, primeiro a virtual, proporcionando inicialmente um visual da dimensão territorial, inseridos os respectivos recursos naturais como o rio Araranguá e a sua encantadora e rebelde foz, os lagos e lagoas, os morros, destacando o dos Conventos e o oceano atlântico. As principais obras e edificações, como a rodovia BR-101 com seu respectivo desvio, a igreja matriz, colégios, a praça, o calçadão, os principais bairros, as principais avenidas e vias públicas de ligação do município, área rural e industrial, etc.

O acesso via site (da prefeitura, colégios) deverá possibilitar ao ‘’visitante aéreo’’ todas as informações e ou histórias do ponto onde clicar, obtendo um verdadeiro e completo banco de dados, uma espécie de enciclopédia virtual do município. Por exemplo, clicando sobre o Rio Araranguá, aparecerão todos o dados e informações geográficas, ambientais e etc, inclusive sobre a Bacia Hidrográfica, complementadas com fotos e assim por diante, já que o computador atualmente é o grande motivador da pesquisa e da busca por informação. (OBS. toda semana recebemos estudantes e até professores solicitando informações sobre o rio).

A outro plano, mais ousado ainda, é a construção física da miniatura do município na praça, com as mesmas características apontadas na virtual, uma obra de engenharia, de paisagismo, de cultura, mas acima de tudo, de magnitude escultural e relevância ambiental.

Se a administração municipal aprovar o projeto, sugerimos ainda uma gincana multifunções com objetivo de envolver a rede de ensino e sociedade civil no projeto, na busca de dados, informações, folclores e histórias do município. Devido à importância sociocultural, histórica e ambiental, pode-se buscar o apoio de órgãos governamentais e de instituições privadas.

Esta lançado o desafio, o Médico Wladinir gostou da idéia, outras pessoas também, precisamos a partir de agora criar um grupo de trabalho para esmiuçar e aprimorar a proposta.


Tadeu Santos
Socioambientalista
Araranguá, 20/12/2005.

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com