CARVÃO E O CINEMA
Os Gatões (remake dos anos 70), um pastelão bem sessão da tarde, lançado recentemente em DVD, surpreendentemente apresenta uma situação inusitada em filmes americanos. O vilão, Burt Reynolds, um picareta muito rico, usa de todos os meios ilegais para comprar as terras agrícolas para minerar. Paralelo ao enredo, existe uma corrida automobilística bem maluca que finaliza na sala de tribunal onde está sendo decidido se o picareta poderá minerar ou não, quando o juiz decide não permitir a atividade, vencendo então o movimento que defende a preservação ambiental.
Interessante observar que dificilmente esta questão é abordada no cinema, com clara alusão a um setor que degrada o meio ambiente em qualquer lugar do planeta, principalmente nos EUA, com graves problemas ambientais causados pela atividade carbonífera.
Lembrando que a primeira obra cinematográfica que aponta seu roteiro na vida de família numa pequena cidade mineradora foi ‘’Como era verde o meu vale’’ do diretor John Ford, sem ousar tocar na agressão que o carvão causa a natureza. ‘’Céu de Outubro’’ também americano, mostra um menino que sonha em ser astronauta enquanto que seu pai insiste em querer que o filho seja mineiro. ‘’Billy Eliott’’ um produção inglesa, também aborda a mesma temática que ‘’Céu de Outubro’’, pai quer o filho mineiro, mas o menino quer ser dançarino.
Esta vontade de pai querer a perpetuação da profissão através dos filhos foi demonstrada numa matéria realizada pela TV Record na região carbonífera de Criciúma, quando um mineiro mesmo quase morrendo de pneumoconiose queria que o filho trabalhasse na mina.
‘’Germinal’’, uma produção francesa dirigida por Claude Perri com Gerard Depardieu mostra a degradação do carvão e a luta do sindicato dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
‘’Ver-te-ei no inferno’’ filme inglês com Sean Connery aborda o confronto entre o sindicato dos mineiros e o minerador.
Uma produção catarinense filmada em Criciúma e Siderópolis, ‘’Naturezas Mortas’’ enfoca a doença do pulmão negro, a pneumoconiose. A direção é do Penna Filho.
Tadeu Santos
Ex-cineasta
tkane@contato.net
Prenumerera på:
Kommentarer till inlägget (Atom)
Links
UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL
- Tadêu Santos
- Araranguá, Sul de SC, Brazil
- Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com
Inga kommentarer:
Skicka en kommentar