2007-11-25

AS CAÇADAS URBANAS

As caçadas urbanas.


No centro de Araranguá, alguns cachorros de rua têm chamado a atenção, um deles pela simpatia, como o Sorriso, que faz careta de sorriso mesmo, o Magrão que “faz que chora” para pedir comida e a Cadelinha, fiel companheira dos dois (todos devidamente castrados). Vivem praticamente no contorno da quadra entre o Calçadão e a Caetano Lummertz, a Sete de Setembro e a XV de Novembro, mas percorrem a Praça Hercílio Luz e arredores.
Já constatamos que cães já são bem conhecidos e possuem vários amigos na cidade, inclusive muitos ajudam na sua alimentação, outros providenciam cuidados veterinários (freqüentemente aparecem machucados!). Tem também os anônimos que deixam semanalmente ração em frente às lojas onde os cães costumam fazer ponto e outros que os alimentam em suas residências. Este voluntariado em defesa e proteção dos animais é uma atitude exemplar (infelizmente tornando-se rara!), pois a convivência entre o homem e os cães tem sido produtiva e benéfica pra ambos desde os primórdios da história.
Aparentemente ninguém é dono dos vira-latas (vira-lata, mas no bom sentido!), são os verdadeiros cães de rua, livres, não tem compromisso com ninguém em particular, correm soltos pela sua ‘’selva de pedra’’ e por isso não podem ver um veículo ou moto em movimento, que lá vão atrás, são as suas caçadas, mesmo que urbanas, mas são as suas caçadas, instinto que faz parte da natureza deles !
Não fosse este ‘’inconveniente’’, poderiam viver por muito tempo, mas é muito grande o risco de acidente, para ambos, para os motoqueiros e os cães. Também estamos preocupados porque alguém pode não gostar ‘’de ser caçado’’ e fazer alguma bobagem com os indefesos cães, além dos maus tratos que recebem no dia a dia de suas vidas por pessoas inescrupulosas.

OBS. Se alguém souber de algum um meio de educá-los e discipliná-los a não realizarem estas perigosas manobras, naturalmente que sem prejudicá-los, seria de muita valia e solidariedade, para com estes que são considerados os melhores amigos do homem.



Tadeu Santos
Socioambientalista
Araranguá SC, 01/02/06

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com