2007-11-25

INSTITUTO DA CIDADANIA DE ARARANGUÁ - InCid


Instituto da Cidadania, um espaço que não é necessariamente físico, mas do verdadeiro e obrigatório exercício da plena cidadania.
Como na área ecológica existe uma flagrante carência de justiça ambiental, carência claramente esta percebida em outros setores da sociedade, unimo-nos democraticamente e criamos não só uma instância de debate e discussão, mas um compromisso para com nós mesmos, uma imensa responsabilidade para com as mentes e corações dos jovens, mulheres e homens araranguaenses.
Estamos fazendo algo além da parte que nos cabe como cidadãos, não só porque temos constitucionalmente obrigação, mas porque também temos identificação com causas sociais de interesse coletivo e uma grande simpatia pelo árduo, mas gratificante trabalho voluntário.
Através dos Sócios da Natureza temos desenvolvido diversas ações de cidadania em defesa da natureza e por uma melhor qualidade de vida para a região Sul de Santa Catarina, como também temos participado intensivamente de várias missões de cunho socioambiental, inclusive algumas de atuação nacional.
A permanente luta contra a poluição do rio Araranguá e lagoas, a preservação do santuário ecológico do Morro dos Conventos, a intensa participação no movimento pelo desvio / contorno da duplicação em Araranguá, o permanente olhar aos Aparados da Serra onde estão localizadas as nascentes das bacias hidrográficas do Araranguá, Urussanga e Mampituba, a resistência contra a poluição sonora em Araranguá, contra a instalação da penitenciária no Espigão da Pedra e a significativa participação como palestrantes no V Fórum Social Mundial, além da realização do Primeiro Encontro sobre Mudanças Climáticas entre tantas outras ações.
Alguns questionam resultados mensuráveis pelo intenso empenho disponibilizado, quando que nossa função e objetivo é preservar o que está construído pela sábia natureza. A mesma performance caberá ao Instituto da Cidadania de Araranguá, pois nossa principal obra será a luta pela justiça sócio econômica, cultural e ambiental.
Estaremos atentos às ações dos poderes executivo, legislativo e judiciário, mas sempre disponíveis para parcerias, desde que sejam transparentes e construtivas. Estaremos sempre apoiando os movimentos sociais que almejam os direitos humanos e a justiça socioambiental. Mas entendemos que é preciso mais participação da sociedade nas questões e conflitos relacionados aos direitos e obrigações do cidadão. A omissão do cidadão sempre será prejudicial para o processo democrático de uma nação, enquanto que a participação social e o engajamento político só constroem.
Buscaremos e apoiaremos todas as iniciativas que promovam desenvolvimento sustentável, equilibrado e ordenado, sempre de forma a atender as aspirações e necessidades do coletivo. Observamos que nenhum processo de desenvolvimento pode ser seguro, sério e permanente, se diretrizes educacionais e ambientais não estiverem inseridas transversalmente nas propostas.
Combateremos as falsas ideologias, as informações viciadas, as opiniões manipuladas, enfim, tudo que gere desinformação, que distorça o imaginário da opinião pública, que possa vir a comprometer a dignidade humana, a qualidade de vida e a natureza.
Apoiaremos os movimentos que reivindicam soberania para o povo, para o estado e para a nação, da mesma forma que repudiaremos o oportunismo, a ganância, a canalhice e a cafajestada.
Lutaremos pela qualidade do ar que respiramos, pela potabilidade da água que bebemos, pela preservação da terra que produzimos, pela manutenção das florestas nativas, pela preservação da fauna, enfim por toda a biodiversidade e pela vida! Sempre de modo a atender as necessidades das atuais gerações sem comprometer o direito das futuras gerações.

Tadeu Santos
Ambientalista
Ara/SC

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com