A PREMEDITADA MUTILAÇÃO DE ÁRVORES NO MORRO DOS CONVENTOS.
A ausência de uma política pública voltada ao meio ambiente por parte da administração municipal, a fragrante omissão do Ministério Público em relação às questões ambientais, o distante IBAMA e a enfraquecida e famigerada FATMA possibilitam que ações deste tipo ocorram periodicamente no município de Araranguá.
O podamento ou até mesmo o corte de uma árvore ou mais árvores tornam-se por vezes necessárias em determinadas circunstâncias em função do desenvolvimento, mas é preciso que haja um anúncio do ato (como faziam na Idade Média quando decepavam cabeças em praça pública), para que alguém possa recorrer em defesa da árvore, através de um naturalista ou mesmo um vizinho que carinhosamente cultua a mesma. Este processo possibilita democraticamente as justificativas (de replantio, por exemplo) para o corte não causar tanta celeuma na opinião pública. A indignação e revolta foi intensa por parte da população, recebemos inúmeros telefones e e-mails, como também a mídia fez contundentes matérias sobre o ato.
O transgressor será multado (poderá recorrer e não pagar!) e ficará por isso mesmo, daí porque insistimos na urgente e necessária educação ambiental também para os adultos, que na verdade são os que praticam os crimes ambientais e as autoridades que se omitem ou fazem vista grossa.
tadeusantos
Coordenador dos Sócios da Natureza
Prenumerera på:
Kommentarer till inlägget (Atom)
Links
UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL
- Tadêu Santos
- Araranguá, Sul de SC, Brazil
- Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com
Inga kommentarer:
Skicka en kommentar