1/6/2006TCU recebe denúncia contra obra da 101 Será protocolada hoje no Tribunal de Contas da União denúncia contra a obra de duplicação da Br 101, por causa do desvio projetado para Araranguá. A denúncia é iniciativa da empresa Renovadora de Pneus Irmão da Estrada, de José Adair Aguiar de Sá, de Araranguá. Utiliza o trabalho de dois técnicos contratados para avaliar o projeto a- tual (Danilo Pitta e Álvaro Pitta). Eles sustentam que a obra pelo traçado atual, sem o desvio previsto no projeto, é mais eficaz e representa a solução ambiental de menor impacto. A denúncia alerta ainda para o fato de a obra de duplicação com o desvio custar mais R$ 17.799.585,00, sem contar os valores que serão necessários para desapropriações. Por isso, solicita abertura de processo de investigação no Tribunal para apurar as denúncias e, principalmente, a suspensão imediata da obra no trecho de Araranguá, até o parecer final do Tribunal de Contas da União sobre o assunto. A denúncia está pronta desde a semana passada. Anexo, tem o estudo completo feito pelos dois técnicos. Seria protocolada ontem, mas ficou para hoje pela manhã.
1/6/2006Onde pode pegar O risco é que uma denúncia como esta, que levanta a possibilidade de superfaturamento da obra, está sendo feita praticamente na abertura do período de campanha de eleitoral. É possível que o Tribunal de Contas, pelas circunstâncias, mande primeiro parar a obra, para depois avaliar se tem fundamento.
1/6/2006Audiência sem data O vereador Geraldo Mendes, PT, confirmou ontem que a audiência publica para discutir a proposta de rever o projeto de duplicação da 101, inicialmente prevista para o dia 5, está cancelada. Garantiu, no entanto, que ainda vai sair. Estaria sendo programada para o final do mês de junho. Em princípio, no dia 22 ou 23.
Prenumerera på:
Kommentarer till inlägget (Atom)
Links
UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL
- Tadêu Santos
- Araranguá, Sul de SC, Brazil
- Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com
Inga kommentarer:
Skicka en kommentar