‘’CINCO PERGUNTAS SOBRE O CARVÃO’’
A série ‘’Cinco Perguntas’’ iniciada com o carvão (na edição de 20/09/06) não correspondeu à nossa expectativa criada em torno da matéria, em função do real teor das respostas por nós elaboradas, já que as publicadas não refletiram com clareza o que realmente respondemos as cinco perguntas formuladas pela jornalista Milena Nandi. Com objetivo de esclarecer a opinião pública, solicitamos espaço para a publicação de um texto em forma de artigo contendo um resumo objetivo e claro sobre as nossas respostas.
De qualquer forma, está o órgão ‘’A Tribuna’’ de Criciúma/SC de parabéns pela abordagem um tanto ousada em relação ao polêmico conflito sócio-ambiental que o setor carbonífero causa na região Sul de Santa Catarina. Ousada porque a mídia em geral (escrita, falada e televisionada) não costuma dar oportunidade a quem contesta a prejudicial poluição provocada pela atividade de extração, beneficiamento e queima do carvão. São estas matérias com perguntas consistentes e respostas entrelaçadas de atores envolvidos, mas de concepções diferentes, que fazem um jornalismo imparcial, aquele que provoca a reflexão e o debate junto à opinião pública.
Aproveitamos a oportunidade para elogiar a matéria sobre ‘’A vida cada vez mais rara nos rios’’ publicada dia 04/09/2006.
OBS. Sugerimos a equipe de redação que ‘’destinem mais espaço’’ tipo duas páginas inteiras às outras temáticas que serão publicadas já que também serão de relevância a população da região.
Abaixo a matéria extraída do site www.atribunanet.com e na seqüência, na integra, as nossas respostas às cinco perguntas.
Tadeu Santos
Sócios da Natureza – Desde 1980 defendendo a natureza de forma estrita e comprovadamente voluntária.
Araranguá SC, 21/09/06.
Prenumerera på:
Kommentarer till inlägget (Atom)
Links
UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL
- Tadêu Santos
- Araranguá, Sul de SC, Brazil
- Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com
Inga kommentarer:
Skicka en kommentar