2007-11-25

DENÚNCIA

Senhor Jose Machado
Diretor da ANA



Senhor Diretor, é preciso reavaliar o projeto da barragem do rio do Salto (agora Areia Branca), pois comprovadamente trata-se uma obra que irá beneficiar apenas o bem sucedido setor da rizicultura de Turvo e Meleiro do Sul de Santa Catarina, responsável direto como os carboníferos pela escassez de água na sofrida Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. Acreditamos que no máximo 10 mil pessoas serão beneficiadas como o abastecimento do reservatório e não 100 mil como divulgam.

Tanto a ‘’São Bento’’ já construída quanto a ‘’Rio do Salto’’ deveriam ser custeadas pelos mesmos, como medida compensatória pelos danos causados ao meio ambiente.

84 famílias serão literalmente expulsas de suas terras trocadas por moedas no qual pouco contato tem, já que ainda são agricultores, ou melhor dizendo, colonos nativos que praticamente ainda vivem da troca de mercadorias. Das 84, apenas quatro concordaram em sair das suas terras.

O processo todo está sendo empurrado ‘’goela abaixo’’ pela tropa do governo do estado conforme poderá verificar no documento em anexo, caso tenha interesse em conhecer o outro lado do conflito.

Na audiência pública apresentamos uma série de condicionantes ao empreendedor, mas não levaram em consideração porque não estão preocupados com os aspectos sociais e ambientais, apenas com o político.


Atenciosamente


Tadeu Santos
Sócios da Natureza ONG
(Desde 1980 voluntariamente defendendo a natureza e uma melhor qualidade de vida para a região sul de Santa Catarina).
Araranguá, Santa Catarina - Dezembro de 2006.

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com