2007-11-25

DESCARGAS ALTERADAS

As descargas alteradas e o aquecimento global.




Felizmente reduziu o índice de poluição sonora no centro de Araranguá/SC, embora tenha quem afirme que não, que terminando a temporada de verão ''eles voltarão!". É bem provável que isso ocorra, porque sem uma campanha informativa / educacional, não se resolve um problema crônico, mesmo que as medidas tomadas tenha sido enérgicas, pois como sempre não deixam de ter um efeito paliativo. Mesmo assim agradecemos as autoridades que de uma forma ou de outra intercederam junto aos infratores de emissão de som alto, porém registramos que ainda existem alguns motoristas que continuam a exagerar, principalmente os que absurdamente alteram o escapamento / descarga para aumentar o ruído do motor, que além de desobedecer frontalmente a legislação de trânsito, ajudam a aumentar o aquecimento global, passando a emitir mais gás carbônico na atmosfera, portanto, muito pior que a indesejável programação musical imposta. O interessante é que projetistas das montadoras levam anos estudando formulas para diminuir a emissão do gás resultante da combustão provocada pelo motor do veículo ou mesmo de uma motocicleta, preocupados com a qualidade do ar que respiramos como também para evitar a contaminação da atmosfera, daí vem um idiota que em segundos retira o silenciador junto com o catalisador do escapamento, permitindo a saída do invisível mas venenoso gás carbônico e emitindo ruídos que atingem até 90 decibéis. (OBS. Até a Formula Um está preocupada com aquecimento global, pois investirá na redução do gás carbônico e consequentemente do ruído - www.g1.com.br). Como é de conhecimento público, o gás expelido pela descarga pode matar em minutos se o veículo estiver num local fechado – esta é a ‘’comprovação cientifica’’ do quanto é maligno. A atitude destes que pensam estar na moda é tão irresponsável (e desequilibrada!), como das indústrias que não usam filtros adequados em suas chaminés ou de clubes e casas noturnas que insistem em não investir em tratamento acústico. Se não houver um imediato e rígido controle sobre esta criminosa alteração nos veículos, em breve as vias públicas parecerão pistas de corridas. Tirem para reparar, quando estes ‘’fenômenos’’ param nas rótulas, ficam acelerando como se estivessem numa competição e geralmente, arrancam em velocidade para aumentar o ‘’ronco’’. A desobediência destes jovens a legislação com objetivo de exibir-se, pode ser por alguma forma de rebeldia, frustração ou mesmo por ignorância, pois talvez nem saibam que estão prejudicando a saúde pública e contribuindo para o desequilíbrio ambiental que resulta no problemático aquecimento global.

OBS. Solicitamos encarecidamente uma imediata ação das autoridades responsáveis para que não permitam aumentar ainda mais o número deste tipo de contravenção em nossa cidade e região, já que estamos a respirar ar contaminado emitido pela queima do combustível fóssil, através das chaminés da usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, a maior emissora de CO² da América Latina.

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com