2007-11-25

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ecologia (eco=casa e logia=estudo - conhecer o mundo em que vivemos) deveria ser matéria obrigatória em toda a rede de ensino do país tanto governamental quanto privada, ou melhor, todo educador deveria receber cursos de capacitação em meio ambiente, atingindo assim transversalmente toda a escala de ensino. Tema indispensável para a qualidade de vida do homem, para a preservação da natureza e para o equilíbrio entre ambos.
Historicamente o poder dominante sempre foi sutilmente contrário à aplicação de educação ambiental para a sociedade. Seria o receio de achar que a coletividade conscientizada ambientalmente poderia colocar em risco o progresso? Ou seria ameaçador para alguém manter a natureza preservada? O descaso demonstrado com as questões ambientais, desde as esferas governamentais e a sociedade como um todo, tem causado enormes prejuízos aos ecossistemas naturais.
A Agenda 21 tem seus apontamentos baseados no processo de educação ambiental, sem passar por este caminho de aprendizado fica difícil a sua devida implantação. A começar pelos atores governamentais responsáveis pela ’’leitura’’ dos princípios básicos. É inacreditável, mas existem políticos vendendo a Agenda 21 como mais uma obra governamental.
Os Comitês de Bacias não estão dando a devida atenção a Educação Ambiental, haja vista que no Fórum Nacional em Balneário Camboriú não constava na programação o tema específico, constou apenas educação e comunicação. Um dos palestrantes proferiu sua fala e participou dos debates fumando numa boa. Faltou educação ao palestrante e principalmente a demonstração de não estar educado ambientalmente.
O interessante e inovador Projeto Micro Bacias do Governo Estadual destinou apenas 1% para a Educação Ambiental, isto ainda com recursos provenientes do BID, que adota a preocupação ambiental nos projetos em que financia.
A Mídia ainda não percebeu ou percebeu e faz de conta que não vê a importância do papel que exerce na evolução da Educação Ambiental. Não basta a TV alertar que o lixo provoca enchentes e contamina a água dos oceanos, é preciso também um trabalho de conscientização, fazer com que as pessoas percebam a importância da natureza preservada para si mesmas.
Certa ocasião, em discussão de um ajuste de condutas promovido pelo MPF/Criciúma, mineradoras condenadas não aceitaram a proposta de repassar recursos à confecção de cartilhas de Educação Ambiental, demonstrando inquietude com as pequenas, mas poderosas cartilhas.
As reais transformações na relação homem x natureza só acontecerão com fortes e sérios programas de educação ambiental.

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UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

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Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com