2007-11-25

Furacão Catarina poderá trazer Al Gore a Santa Catarina

Furacão Catarina poderá trazer Al Gore ao Sul de SC!!!





A idéia surgiu após tomarmos conhecimento do discurso do Senador Fernando Collor na semana passada propondo ao Congresso Nacional trazer o ex Vice-Presidente Al Gore ao Brasil para proferir uma palestra sobre aquecimento global. Imediatamente enviamos um e-mail a Senadora Barriga Verde Ideli Salvati para que oportunamente incluísse na agenda do Congresso uma visita do produtor do filme ‘’Uma Verdade Inconveniente’’ à região onde ocorreu o epicentro do inédito furacão Catarina no qual ele cita em seu documentário, o que torna possível a ousada proposta.
O ‘’Primeiro Encontro na Região do Furacão Catarina sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas’’ que realizamos em Araranguá no ano de 2005, a principio parecia difícil, mas 700 pessoas participaram, inclusive com registro da presença de estudiosos de 12 estados brasileiros. Caso o ex-futuro presidente dos EUA como se autodenomina concordar em vir à região afetada pelo ‘’primeiro furacão do Atlântico Sul’’ – um fato científico tão relevante quanto à ocorrência do Katrina já que o mesmo ocorreu numa região propícia à ocorrência dos mesmos, abrilhantará o Segundo Encontro no qual estamos organizando para o final do segundo semestre deste ano. Enquanto os governos não adotam políticas públicas voltadas à preservação dos recursos naturais e a redução às conseqüências e efeitos das mudanças climáticas, a sociedade civil organizada afetada pelo Catarina vem procurando formas adequadas de adaptação aos impactos socioambientais que virão mais cedo já que a região tem sido vulnerável a ocorrência de fenômenos naturais intensos e violentos.
Estamos tentando junto a Marinha a instalação de um sensor / bóia na costa do Atlântico Sul próximo a região, no qual responderam haver um projeto denominado de Plano Transversal que inclui a nossa solicitação. Para nós que quase fomos vítimas do vento de 180 KM / hora nunca mais esqueceremos a força da violência quando a natureza está revolta. Torceremos para que nunca mais ocorra outro furacão, mas devemos investir na prevenção para reduzir os impactos em nossas vidas na possível ocorrência dos fenômenos naturais que ameaçam a região, desde os furacões até as violentas enchentes (29 vitimas fatais só no natal de 95) e os imprevisíveis tornados.
A tentativa parece impossível, mas não é. Em 2002 uma Missão do BID de Washington veio a Araranguá para decidir um conflito gerado pela duplicação da rodovia BR-101 por causa de um abençoado e-mail que enviamos denunciando o empreendedor DNER que não queria atender a reivindicação de um movimento social ambientalista que não concordava com a passagem da super-rodovia por dentro da cidade, mas que apontava um traçado alternativo por fora do perímetro urbano, sabiamente acolhido pelos técnicos do banco. Um caso inédito no país que só investiu em estradas em detrimento das ferrovias que são economicamente mais sustentáveis!
OBS. Coincidentemente a Região Sul de SC é uma das maiores emissoras de CO² da América Latina pela incessante queima de carvão através da usina Jorge Lacerda 858MW (Tractebel/Suez) desde a década de 60.

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com