2007-11-25

informativo Sócios da Natureza

Informativo Sócios da Natureza
‘’UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL’’

Nº 13 Data 22/08/2007.



Fatos recentemente ocorridos no meio araranguaense me fizeram lembrar esta parábola:
COMO NASCE UM PARADIGMA - Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula em cujo centro colocaram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam de pancada. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram então com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: " Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui... " Não percam a oportunidade de passar esta história para os teus amigos para que de vez em quando se questionem por que fazem (ou não fazem) certas coisas neste município ou nesta região ".
Como disse o Einstein ‘’É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito’’

A ENERGIA DA MORTE - Na China a energia elétrica está chegando às casas dos chineses com ‘’sangue’’. Esta semana mais 180 mineiros poderão estar mortos numa mina de carvão – a fonte energética mais poluente do planeta. No ano passado morreram 4.746 mineiros nas minas da China. Aqui na nossa região, no ano de 1984, 32 morreram em Treviso/SC e quantos que morrem com a doença do pulmão negro denominada de pneumoconiose? Todo o custo ambiental e humano para abastecer uma poderosa multinacional que queima o carvão para gerar ‘’comprovadamente’’ uma das energias elétricas mais caras do mundo.

BANCO DO BRASIL - Condomínio Alcebíades Seara ficou durante cinco anos reivindicando a gerência do Banco do Brasil a retirada do ar condicionado que jogava um inconveniente ar quente nos aptos vizinhos, como também produzia um irritante ruído quando estava em funcionamento. Nos meses de março e abril passado trocaram todo o sistema de ar no qual trabalhavam a noite toda e nos finais de semana promovendo barulho sem nenhum respeito aos vizinhos. Considerando que iria melhorar, os vizinhos toleraram a baderna que os operários faziam, só chamando a policia em duas ocasiões em que a situação estava insustentável. Pode parecer inacreditável, mas agora ficou pior, pois o novo motor do ar condicionado funciona dia e noite e pasmem, até nos finais de semana, pra nada, já que não há ninguém no banco.


DESVIO DE FINALIDADE - 199 morreram no acidente da TAM, mas quantos morrem por dia nas estradas brasileiras? A Câmara Federal parece estar trabalhando exclusivamente no previsível acidente de Congonhas, quando coisas mais importantes para o país precisam ser debatidas pelos parlamentares. Já existem órgãos públicos habilitados e capacitados para investigar, como o MP e a Polícia Federal. A mídia oportunista entra na onda e só divulga a tragédia aérea, quando poderia comparar com a sinistra contabilidade de mortos nas esburacadas rodovias brasileiras e cobrar a implantação de ferrovias neste Brasil, por exemplo, mas não o fazem porque choca diretamente com os interesses da Petrobrás, da Good Year e da Mercedes Bez, apenas para citar algumas das companhias que são comprovadamente contrárias as estradas de ferro no Brasil.

SERRA DO FAXINAL - Mais uma vez o Governo Estadual trata com descaso o extremo Sul de SC, prorrogando o início do asfaltamento da Serra do Faxinal, em Praia Grande, a minha querida terra natal que o folclore popular maldosamente a intitulou como a cidade das duas mentiras: não é praia e nem é grande, o que, como praiagrandense nato, me dá o direito de carinhosamente contestar: são três mentiras, porque também não é cidade, mas é a TERRA com os recursos naturais mais lindos e espetaculares do Sul do Brasil, com os exclusivos canyons dos Aparados da Serra. Enfatizo porque entendo ser muito mais conveniente e estratégico a denominação ‘’TERRA DOS CANYONS’’, onde o apelo ecológico é mais forte, mais natural, o que consequentemente atrai muito mais os urbanos das cidades. O desenvolvimento do município de Praia Grande está intrinsecamente dependente da parte superior dos canyons e vice-versa, portanto a ligação entre ambos precisa ser de qualidade, confortável e segura, para que o turista tenha oportunidade de apreciar e curtir o cenário cinematográfico. Um adequado Plano Diretor elaborado com o inovador Estatuto das Cidades proporcionará condições para um projeto de desenvolvimento... que passa pela Serra do Faxinal, já que na parte superior (onde é Parque!) não é permitida a construção de pousadas e hotéis, por exemplo. Esta promessa do atual governo de iniciar somente no próximo ano é assustadora e angustiante!

AS PONTES DE CÁ... - A catástrofe da ponte de Minneapolis é uma adversão. Mais de 160.000 pontes nos EUA correm risco de desabamento. As estradas de longas distâncias, túneis e diques estão em tão más condições, que engenheiros, há muito tempo, dão alarme, até o momento, em vão. Este paragrafo dá inicio ao texto de Marc Pitzke, New York (www.reforme.com.br). Aqui no Brasil não é muito diferente, há pouco tempo a ponte da BR-101 sobre o Rio Urussanga caiu. Estaria a nossa ponte da BR-101, com o excessivo tráfego de cargas pesadas, em estado satisfatório? Tem sido vistoriada e avaliada pelos técnicos do DNIT?

OBS. - A energia desperdiçada no Brasil equivale à geração de cinco usinas nucleares, com um total de 1.400MW, devido ao predatório consumo da energia, causado principalmente pelo uso de máquinas antigas e motores ultrapassados, lâmpadas obsoletas, usinas sem adequada manutenção, iluminação urbana descontrolada e precárias redes de transmissão.

Inga kommentarer:

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Mitt foto
Araranguá, Sul de SC, Brazil
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com